Parceiros

As escolas convidadas poderão participar interdisciplinarmente, através das atividades propostas pelo projeto, podendo envolver o ensino politécnico por possuir exigência curricular o desenvolvimento de pesquisa.

          O convite partirá de uma reflexão com o grupo de educadores de cada escola sobre o projeto e a educação ambiental, provocando a interação da comunidade escolar através das disciplinas ou de atividades específicas, por exemplo a coleta de materiais recicláveis possíveis para a confecção dos equipamentos de navegação e segurança que o projeto necessita.

Algumas possibilidades de interação de disciplinas: - matemática e química: reconhecimento dos resíduos produzidos na escola, pesagem, segregação, agentes poluentes e índices de poluição conforme a origem e a disposição dos resíduos, custos e benefícios da coleta seletiva; - geografia: a localização da escola e da comunidade escolar nas bacias hidrográficas; reconhecimento do percurso de navegação do Projeto Navegar e do Rio Passo Fundo e seus afluentes; - história: resgate dos projetos já desenvolvidos pela escola em educação ambiental; reconhecer a importância dos recursos hídricos na história das comunidades; Geografia e história: reconhecimento das transformações geográficas em cada época histórica de crescimento da cidade; influências na modificação dos ambientes naturais. Artes e português: Criação visual do projeto em cada escola e de textos de divulgação e artigos científicos de publicação; a produção artesanal, com reaproveitamento de materiais recicláveis dos equipamentos de navegação e segurança; - Línguas: construção de formas de comunicação com os países (Argentina e Uruguai) na interação com o Projeto Navegar; - ciência e educação física: relação da alimentação, consumo com a produção de resíduos poluidores.  Entre outros que cada escola ou grupo de professores pode propor

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