O Projeto

O território do município de Passo Fundo está inserido no Bioma Mata Atlântica e abriga nascentes de cinco Bacias Hidrográficas (BH), a BH do rio Passo Fundo, a BH do rio da Várzea, a BH do rio Apuaê-Inhandava, a BH do rio Taquari-Antas e a BH do Alto Jacuí, que drenam aproximadamente 250 municípios do Rio Grande do Sul, e atingem uma população aproximada de 4.388.188 habitantes. Na localidade do Povinho Velho, divisa com Mato Castelhano, na altitude de 740m, encontra-se em um raio de mil metros o divisor de águas de quatro bacias, caracterizando-se como nascentes-mãe dos Rios Passo Fundo, Jacuí, Taquari e Apuaê, local denominado Berço das Águas.

Além das nascentes-mãe, várias outras nascentes, córregos e arroios formadores dos Rios Passo Fundo e Jacuí banham o município de Passo Fundo, sendo que o Rio Passo Fundo percorre 52,5 km no município, sendo 48,6 km de extensão em área não urbanizada e 3,9 km de extensão no perímetro urbano. O Rio Passo Fundo e seu afluente Arroio Miranda abastecem a cidade de Passo Fundo, maior centro urbano de seu percurso, com aproximadamente 190 mil habitantes. Essencial recurso hídrico para a manutenção da vida do município é desconsiderado pela população e governos, quando em 2011, foram retiradas mais de 80 toneladas de lixo acumuladas no Rio Passo Fundo (Fonte: PMPF). Várias iniciativas foram tomadas na busca de soluções para o problema dos resíduos sólidos, pelas administrações e pela sociedade de Passo Fundo, mas muito pouco em políticas públicas, não possuindo até o momento nem política e nem plano de resíduos oficializados.

Diante da exigência da legislação (Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), 2012 é o ano limite de cada município criar sua política e plano de resíduos, sendo este projeto contribuição para esse fim. 

Para além dos resíduos sólidos, mais fácil de perceber, há inúmeras outras formas de poluição que ocorrem em nosso município e que vão direto e indiretamente para nossos rios e lençóis freáticos. Necessário, pois, pesquisar, entender, denunciar e propor políticas municipais no sentido de: diminuir, controlar e exigir das administrações municipais, estaduais e federais, fiscalização, regramento e legislação no intuito de contribuir com um meio ambiente mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário