As
escolas convidadas poderão participar interdisciplinarmente, através das
atividades propostas pelo projeto, podendo envolver o ensino politécnico por
possuir exigência curricular o desenvolvimento de pesquisa.
O convite partirá de uma reflexão com
o grupo de educadores de cada escola sobre o projeto e a educação ambiental,
provocando a interação da comunidade escolar através das disciplinas ou de
atividades específicas, por exemplo a coleta de materiais recicláveis possíveis
para a confecção dos equipamentos de
navegação e segurança que o projeto necessita.
Algumas possibilidades de interação de disciplinas:
- matemática e química: reconhecimento dos resíduos produzidos na escola,
pesagem, segregação, agentes poluentes e índices de poluição conforme a origem
e a disposição dos resíduos, custos e benefícios da coleta seletiva; -
geografia: a localização da escola e da comunidade escolar nas bacias
hidrográficas; reconhecimento do percurso de navegação do Projeto Navegar e do
Rio Passo Fundo e seus afluentes; - história: resgate dos projetos já
desenvolvidos pela escola em educação ambiental; reconhecer a importância dos
recursos hídricos na história das comunidades; Geografia e história:
reconhecimento das transformações geográficas em cada época histórica de
crescimento da cidade; influências na modificação dos ambientes naturais. Artes
e português: Criação visual do projeto em cada escola e de textos de divulgação
e artigos científicos de publicação; a produção artesanal, com reaproveitamento
de materiais recicláveis dos equipamentos de navegação e segurança; - Línguas:
construção de formas de comunicação com os países (Argentina e Uruguai) na
interação com o Projeto Navegar; - ciência e educação física: relação da
alimentação, consumo com a produção de resíduos poluidores. Entre outros que cada escola ou grupo de
professores pode propor
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